“Amanda, vamos dormir.” “Amanda, já para a cama.” “Amanda, já passou da hora.” Toda noite é assim na casa da dona de casa Fabiana Gabardo, 38 anos, mãe de Amanda, 7, e Gustavo, 2 anos e 10 meses. “Ela sempre pede para ficar acordada até mais tarde. Até que, sem avisar, desligo tudo, apago a luz e dou boa noite. Aí, tem de se virar para pôr o pijama, escovar os dentes e deitar”, diz.
Esse drama é comum em muitos lares e as razões variam. Pode ser que a soneca da tarde tenha sido longa demais, que ela receba muitos estímulos à noite ou que apenas precise de horários mais regrados para acordar e ir para a cama.
Por isso, a dica principal aqui é criar um ritual do sono. Desligue a TV, o tablet e outras telas pelo menos duas horas antes de dormir. Comece a pedir à criança que troque de roupa e escove os dentes nesse momento. Levar para a cama um objeto de transição, como um bicho de pelúcia ou uma manta, também ajuda, já que eles dão segurança ao pequeno. Para finalizar, sente-se com seu filho na cama, leia um livro com ele e... pronto, é só dar um beijo.
Fonte: Revista Crescer
Comentarios